Postagem em destaque

Quem toma a vacina da democracia não quer a doença da ditadura

Estamos diante das eleições mais relevantes desta era democrática no Brasil, se não de todos os tempos na história política brasileira. E...

quinta-feira, março 20, 2008

Escrevendo errado na internet

A carta pessoal e a correspondência comercial em papel têm sido substituídas, com certa vantagem, pelo e-mail (mensagem eletrônica), devido sobretudo ao custo menor do correio eletrônico e à celeridade com que a mensagem chega ao destinatário.
Impressionante o número de e-mails recebido com texto incorreto. Nota-se que no ‘electronic mail’ (email) os escrevinhadores, muitos escolarizados e com bacharelato, são mais descuidados, não se sentem obrigados a expressar-se corretamente.
Em parte, a ausência de acentos e pontuações e a aglutinação e abreviações de palavras seriam decorrentes do uso da linguagem dos internautas - a qual os conservadores renegam -, muito empregada em mensageiros instantâneos de internet, salas de bate-papo, diários e comunidades virtuais.
A maneira “esdrúxula” dos internautas, em sua maioria adolescente, se expressarem – usando neologismos ininteligíveis para os mais velhos ou menos atualizados – tem prejudicado sensivelmente o aprendizado da nossa língua oficial, a língua portuguesa, haja vista que escolares e vestibulandos têm entremeado expressões da linguagem típica da internet em trabalhos, redações, provas.
Mas há que se separarem esses ambientes internéticos, em que talvez seja aceitável trocar a qualidade pela agilidade na comunicação, do mundo real – do qual o e-mail também faz parte –, onde as regras gramaticais devem ser respeitadas.
Entendemos que o teor da mensagem pessoal - ou não - deva ser mais importante que a ortografia, e que além da informação, transmita (se objetivado) o sentimento do escrevedor.
Mas escrever correto o português é deveras salutar, e as pessoas deveriam preocupar-se mais com isso, mesmo ao rabiscar uma mensagem eletrônica informal e singela destinada a seu próximo.
Para não cometer erros crassos na escrita, inclusive na redação de e-mails, seria essencial consultar o pai-dos-burros (dicionário). Com isso, maltrataríamos menos a nossa língua pátria e agradaríamos mais nossos leitores.
Enfim, devemos sempre procurar escrever corretamente, ou se inerudito, minimizar os erros de português. Vale ressaltar que os maus escritos prejudicam a imagem da pessoa ou empresa, e podem resultar na perda de negócios, empregos e outras oportunidades importantes.
Nelson Heinzen,
Itajaí – SC.
[DL, 19/03/2008, p. T20]

Nenhum comentário: