Postagem em destaque

Quem toma a vacina da democracia não quer a doença da ditadura

Estamos diante das eleições mais relevantes desta era democrática no Brasil, se não de todos os tempos na história política brasileira. E...

domingo, outubro 15, 2006

Debate Alckmin X Lula

Pelas regras do primeiro debate presidencial do segundo turno destas eleições, realizado pela TV Bandeirantes, em 8 de outubro, com a participação de Geraldo Alckmin (PSDB) e Luíz Inácio Lula da Silva (PT), os candidatos tinham 45 segundos para fazer suas perguntas ao adversário.
O mediador Ricardo Boechat lembrava toda vez ao presidenciável questionante que o tempo para a pergunta era de 45 segundos. Assim, entre essas repetições e explicações das regras do debate a cada bloco, o número 45 foi pronunciado pelo mediador ou mostrado escrito no vídeo pelo menos 24 vezes.
Terá sido mera coincidência, ou a determinação desse tempo de 45 segundos teria algum propósito escuso? Por que o tempo da pergunta não poderia ter sido, por exemplo, de 44, de 46 ou de 55 segundos? Vale lembrar que, apesar da matreirice da cadeira vazia, no debate realizado pela TV Globo, na antevéspera do primeiro turno das eleições deste ano, o tempo para perguntas feitas para candidato à Presidência presente era de um minuto e, para o ausente (?), de 40 segundos.
Para que não paire suspeição sobre os organizadores, as regras de debates políticos não devem conter números coincidentes com o de nenhum candidato concorrente.
A política deve ser tratada com seriedade também pela mídia, se fazendo obrigatória a imparcialidade de quem organiza debates.
Nelson Heinzen,
Itajaí - SC.
[AN, 11/10/2006, p. A2]

Nenhum comentário: